EM DESTAQUE: FEIRA DO LIVRO

Com o objetivo de aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivem o gosto pela leitura, entre os dias 19 e 22 de março, promoveu-se uma feira do livro que contou com o apoio da Leya Editora.
Este evento, sempre esperado com bastante expetativa, revelou-se uma estratégia eficaz para pôr os alunos (mesmo os mais resistentes) em contacto com uma grande variedade de obras e, assim, criar apetência pela leitura e pela aquisição de livros.
Boas leituras!

Feira do Livro

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA SECUNDÁRIA


FEIRA DO LIVRO NOS CENTROS ESCOLARES

Decorreu de 19 a 23 de março uma pequena Feira do Livro nos nossos Centros Escolares. As crianças tiveram oportunidade de, mais uma vez, contactar com o livro, apreciá-lo e até levá-lo para casa.
Foi muito gratificante ver como as nossas crianças se fascinam com o livro, hoje, na Era Digital.
Boas leituras!

EM DESTAQUE: SEMANA DA LEITURA

Semana da Leitura

A Semana da Leitura vem sendo promovida anualmente, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), e propõe que as escolas organizem atividades educativas para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Contando com a adesão e disponibilidade de toda a Comunidade Escolar, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, juntamente com a Biblioteca Municipal, dinamizam diferentes iniciativas. Neste sentido, apelamos a toda a comunidade educativa, e em particular aos professores, que se envolvam, propondo atividades, que podem ser realizadas na biblioteca, no contexto da sala de aula ou mesmo noutros espaços que lhes pareçam mais convenientes. Tendo por finalidade uma abordagem mais concertada, agradecíamos que preenchessem a grelha em anexo e que oportunamente a façam chegar à Equipa da BE.
Em 2018, a Semana da Leitura realiza-se de 5 a 9 de março e foi, para o efeito, disponibilizado um site onde podem encontrar informação adicional.
Inspirem-se nas sugestões e leituras apresentadas, acrescentem ideias, mobilizem a comunidade, captem parcerias, participem com os recursos de que dispõem e promovam a leitura e a escrita como objeto de prazer e liberdade.

PARTICIPEM!

Semana da Leitura

ATIVIDADES SL: CENTROS ESCOLARES

Entre 5 e 9 de março aconteceu, nos nossos Centros Escolares, a festa da Semana da Leitura.
Sob o apelo “Liberta o leitor que há em ti!”, esta semana convidámos pais, colegas, amigos, entidades… a promoverem atividades para festejar a leitura. Foi um momento de partilha onde a literatura, as ideias, as artes, as ciências… se envolveram num evento único de criatividade e cooperação.
Parabéns a todos os envolvidos.

Dia Mundial da Árvore e da poesia – 21 de março

Neste dia, nos Centros Escolares, decorreram várias ações de sensibilização da população - escolar e comunidade - dentro desta temática: escreveram-se poesias à árvore, distribuíram-se à comunidade, leram-se histórias alusivas, plantaram-se árvores...
Plante uma árvore, semeie a vida no planeta!

ATIVIDADES SL: EB2,3

SANDRA BARROS | Leitura e interpretação

O Museu do Douro veio à Biblioteca com Sandra Barros, que envolveu a turma 5.º6 num momento de leitura e interpretação a várias vozes da obra de Luís Sepúlveda “ HISTÓRIA DE UM CARACOL QUE DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DA LENTIDÃO”. Adoramos! Voltem sempre! Obrigada!

Sandra Barros

LEITURAS ILUSTRADAS

“SER INVULGAR” de Maria Teresa Maia Gonzalez
O professor Dinis Figueiredo leu e os alunos da turma 6.º6 deitaram mãos à plasticina e moldaram divertidos seres invulgares.
“OS CROMOS DA BOLA” de José Jorge Letria
O professor José Pedro Rodrigues deu o pontapé de saída e os alunos da turma 5.º4 ilustraram os seus cromos preferidos.
“A NOITE DOS ANIMAIS INVENTADOS” de David Machado
O professor José Artur Matos deu voz ao texto e os alunos da turma 6.º1 inventaram, inventaram, inventaram,...

LEITURAS COM CONVIDADOS

“O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU” de José Fanha
A professora Nelma Aguiar partilhou os excessos alimentares da família Bisnau com os alunos das turmas 6.º3 e 5.º5. Comer bem, dá saúde e faz crescer.
Obrigada pela disponibilidade!
“SABER SER, SABER ESTAR” de Elisabete Vieira Canha de Andrade
Os Agentes da Escola Segura leram uma seleção de textos e debateram com os alunos da turma 5.º2 algumas questões de segurança e alimentação saudável.
Obrigada pela participação!

Leituras com Convidados

LEITURAS COM MÚSICA

“O GIGANTE EGOÍSTA” de Oscar Wilde
A professora Cristina Sousa leu e a professora Ana Isabel Andrade acompanhou ao piano para os alunos da turma 6.º2.
Obrigada pela partilha!

Leituras com Música

SALTIMBANCOS DA LEITURA

De sala em sala, os alunos da turma 7.º3 apresentaram a leitura encenada do livro de José Luís Peixoto “TODOS OS ESCRITORES DO MUNDO TÊM A CABEÇA CHEIA DE PIOLHOS” às turmas 6.º5,5ª3,5.º5, 5.º1 e 7.º1.

Saltimbancos da leitura

EM FAMÍLIA

Após a leitura EM FAMÍLIA de “ ROSA, MINHA IRMÃ ROSA” da escritora Alice Vieira, as equipas (um familiar e um aluno) das turmas 6.º1 e 6.º2 aceitaram o desafio de responder a várias questões sobre a obra, com recurso à aplicação Kahoot.
Concentração total, grande entusiasmo e desafio plenamente superado!
Seguiu-se um momento de descontracção e convívio.
Obrigada às famílias!

Em família

ATIVIDADES SL: ESCOLA SECUNDÁRIA

LEITURAS COM CIÊNCIA. ASTRONOMIA, MITOLOGIA E ARTE

(A aguardar sinopse da atividade)

TEATRO: GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ

Todos os alunos dos 7º e 8º anos do Agrupamento assistiram, no Auditório Municipal (AUDIR), à peça de teatro de Jorge Amado "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". A dramaturgia e interpretação estiveram a cargo a Companhia de Teatro Etcetera.

FAKE NEWS

As fake News ou Notícias Falsas estão na ordem do dia. Sensibilizar os nossos alunos para o problema foi o nosso propósito. Neste sentido, desenvolvemos atividades com as turmas do 7º ano, nas quais os alunos foram convidados a encontrar falsas notícias e a corrigi-las.

LEITURA COM OS PAIS

(A aguardar sinopse da atividade)

FILME PNC: ANIKI BOBÓ

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura das Bibliotecas Escolares fizemos a apresentação, análise e discussão do filme de Manoel de Oliveira, “Aniki Bobó” para os alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade. Numa semana dedicada à leitura foi nosso objetivo proporcionar a leitura de imagens e narrativas, neste caso, contribuir para a literacia cinematográfica em linha com os objetivos do PNC. O filme foi analisado do ponto de vista técnico, estético e ao nível da narrativa, nomeadamente no que respeita à sua contextualização histórica.

EXPOSIÇÃO LGP

(A aguardar sinopse da atividade)

RODA DA LEITURA

(A aguardar sinopse e imagens da atividade)

Leituras com Sotaque

(A aguardar sinopse da atividade)

Desenhar um conto

E se descobrisses que só te restam três meses de vida? Que mudarias na tua vida para a aproveitar ao máximo? Estas e outas questões inquietantes foram debatidas hoje, na BE, pelos alunos do 10.ºA, a propósito do conto «Uma esplanada sobre o mar», de Vergílio Ferreira.
Festejando a leitura como espaço de encontro, criativo e colaborativo, enquanto a leitura decorria, o professor João Rebelo ilustrava, num interessante diálogo entre as artes e as humanidades.
Uma atividade a repetir!

Diário de Artista

Os alunos das três turmas de Artes da nossa escola apresentaram fragmentos dos seus diários gráficos às turmas do 7ºC, 8ºC e 9ºB.
Foi objetivo desta atividade proporcionar leituras das imagens, dos processos e das emoções que elas comportam.
Se a leitura está quase sempre associada à procura de significado e da narrativa contidas numa específica organização do alfabeto, já a leitura de imagens parece ser menos óbvia para muitos.
Foi para tentar desmontar esta ideia que os alunos de artes leram as imagens que eles próprios produziram.

Paisajar: Serviço Educativo do Museu do Douro

O SEMD desenvolveu uma atividade com a turma do 10ºB.
O que é uma paisagem? Uma imagem? Uma pessoa? Uma árvore? Uma planta? Um objeto? O que é um verbo?
E se paisajar fosse um verbo? O que quereria dizer? E se, tu próprio, fosses paisajar?
Uma fotografia: não desvies o teu olhar para nenhum lado, não digas mais do que vês. Nós ouvimos o que tu vês, de olhos fechados e em silêncio. Abrimos os olhos e vemos a imagem. O que viste de olhos abertos é parecido com o que viste de olhos fechados?
Um pedaço de paisagem (pedras, terra, plantas, flores, fruta, água, objetos…) na tua mão, é a tua paisagem. De olhos vendados relaciona-te com a paisagem que tens na mão. Tateia, cheira, prova, ouve a tua paisagem durante algum tempo e escreve sobre a experiência.

Exposição: Violência no Namoro

A turma do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do 10ºPA, desenvolveu o tema, Violência no Namoro, enquanto estudava a atualidade da peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.
A atividade foi dinamizada pela professora Marisa Neves e a xxposição de cartazes encontra-se na biblioteca escolar.

Publicado em 01-03-2018

Encontros Com: José Milhazes

José Milhazes é um jornalista e escritor que dispensa apresentações. É conhecido do grande público como jornalista, nos principais meios de comunicação nacionais. Veio à nossa escola falar do seu último livro "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes". Um livro de caráter autobiográfico que atravessa e reflete sobre os longos e conturbados anos em que viveu na Ex-União Soviética. O debate que se estabeleceu teve profícuos momentos de pensamento/reflexão e sobretudo de testemunho de uma realidade vivida.
Foi um enorme prazer tê-lo cá. Em nome da Equipa da BE, os nossos sinceros agradecimentos.

Publicado em 21-02-2018

Leituras em vai e vem

O projeto "Leituras em vai e vem" tem vindo a ser desenvolvido em todas as turmas do pré- escolar, do nosso Agrupamento.
É um projeto que promove a leitura em família e os nossos petizes, vão triunfantes quando levam a mochilinha, com os livros que vão ler, às costas.

Leituras em vai e vem

Publicado em 21-02-2018

Competição Europeia de Estatística

Está decorrer a Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition – ESC), dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e por alguns Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal.
A nossa escola está a participar e foram apuradas para a 2ª fase da competição várias equipas do 9º Ano de Escolaridade, orientadas pela professora Mónica Ferreira.
Aos alunos e à professora os agradecimentos da Equipa da BE.
Ler mais
Regulamento e calendarização

Competição Europeia de Estatística

Publicado em 18-02-2018

ENTRE GERAÇÕES

Pela segunda vez neste ano letivo, a turma 10.ºF (Literatura Portuguesa) preparou uma atividade para partilhar leituras e afetos com os idosos do Centro de Dia da Casa do Povo de Godim.
Desta feita, e como o grande objetivo era assinalar o Dia de S. Valentim, lemos poemas de amor de grandes poetas da língua portuguesa: Luís de Camões, Eugénio de Andrade, António Gedeão, Mia Couto e Fernando Pessoa, distribuímos poemas (de amor, claro!) e partilhámos mensagens de carinho.
Para terminar em beleza, cantámos todos, sem sair do tom: «Tu eras aquela que eu mais queria/ Para me dar algum conforto e companhia/ Era só contigo que eu sonhava andar/ Para todo o lado e até quem sabe talvez casar…». Sim, o célebre «Anel de Rubi», de Rui Veloso.
Momentos como estes são tão enriquecedores e reconfortantes que já estamos a pensar na próxima visita! Até breve!
Alunos de Literatura Portuguesa do 10.ºF

Publicado em 08-02-2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Realizou-se no passado dia 6 de fevereiro a 1ª fase do CNL.

Publicado em 01-02-2018

O CARNAVAL CHEGOU ÀS BIBLIOTECAS DOS CENTROS ESCOLARES

Meninas e meninos Há palhaços, malabaristas, bailarinas, equilibristas... É só vires à nossa biblioteca, esperamos por ti.

Carnaval nos CE

Publicado em 26-01-2018

AMOSTRAS PARA LER+ (II)

As turmas 5.2, 5.3, 5.4 e 5.5 "mostram" as suas AMOSTRAS. Mais AMOSTRAS mais LEITURAS

Publicado em 22-01-2018

Os Pais Contam e Lêem na Escola

Continua a decorrer, nos Centros Escolares, o projeto "Os Pais Contam e Lêem na Escola". Hoje, mais uma mãe nos brindou com a leitura de uma bonita história. A todos os Encarregados de Educação que têm participado (e vão ainda participar) neste projeto os nossos parabéns.

Os Pais Contam e Lêem na Escola

Publicado em 19-01-2018

MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA BE

No âmbito do programa Yorn Inspiring Future o Sr. Ministro da Educação Tiago Bandão Rodrigues e o Sr Delegado Regional visitaram a nossa Escola. Ambos estiveram na biblioteca tendo sido realizada para o efeito uma atividade de sensibilização para os problemas dos alunos surdos.

Publicado em 26-02-2018

CARNAVAL COM POESIA

Nas bibliotecas dos Centros Escolares desenvolveu-se a atividade "Carnaval com poesia".
Depois de lerem e explorarem uma poesia alusiva ao tema, as turmas construiram um palhaço com materiais reciclados.
Ficaram mesmo giros!!

Publicado em 26-02-2018

Encontros com: Eric Many

Vimos agradecer ao Museu do Douro o facto de facultar aos nossos alunos, a oportunidade de estar e interagir com o escritor Eric Many.
São momentos únicos, estes de podermos estar e tocar os “fazedores” de histórias, aquelas histórias mágicas que nos transportam para mundos longínquos.
Os alunos do 1º ciclo agradecem.

Publicado em 19-02-2018

Concurso Inês de Castro – 10.ª edição – 2018

O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 10.ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.
O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.

Inscrição: até 23 de março

Lê o Regulamento

Publicado em 18-02-2018

SEMANA SEGURANET

Decorreu de 5 a 9 de fevereiro a Semana SeguraNet. Foi uma oportunidade para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula.

O GAAF, em parceria com as Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal, a CPCJ, a CLDS3G, a Escola Segura e as Associações de Pais do Agrupamento, promoveram diferentes atividades ao longo da semana.

Publicado em 13-02-2018

Viajar pela história da arte em apenas 60 segundos

One Minute Art History: o nome do vídeo não engana. Um (e apenas um) minuto de viagem pela história da arte foi o desafio lançado pelo cineasta e professor Cao Shu a si mesmo.
O trabalho, descrito pelo Whistler Film Festival como “uma montagem fascinante em que cada século de tendência artística está representado apenas num minuto de filme”, ganha vida através das mais de cem pinturas criadas para o efeito. A viagem começa no Egipto e leva-nos até aos dias de hoje, passando por diversas técnicas e estilos, com a personagem a realizar acções básicas do dia-a-dia, como fumar, beber ou até mesmo verificar as horas.

Publicado em 22-01-2018

A MAIOR FLOR DO MUNDO

Os alunos da Educação Especial visitaram-nos (EB 2,3), assistiram ao filme " A MAIOR FLOR DO MUNDO" de José Saramago e também semearam as suas FLORES.​​​​​​​

Publicado em 21-01-2018

HOMENS DO LIXO ABRIRAM BIBLIOTECA COM LIVROS DEITADOS FORA

Em Ancara, capital da Turquia, abriu uma biblioteca pública, uma que deu nova vida a livros abandonados.
Durante meses, homens que trabalhavam nos serviços de recolha do lixo da cidade começaram a recolher livros que tinham sido deitados fora.
A ideia inicial era ter livros para partilhar entre os trabalhadores e as respetivas famílias. Mas o projeto foi ganhando atenção. Vários colegas começaram a participar na ideia e, a dada altura, já havia quem entregasse diretamente livros aos funcionários da câmara. A coleção foi crescendo e crescendo e a ideia de criar uma biblioteca pública foi ganhando força.

Ver notícia completa aqui

Homens do lixo e bibliotecas

Publicado em 03-01-2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) vai cumprir-se entre o dia 20 de novembro de 2017,
data oficial de abertura, e o dia 10 de junho, data de celebração da língua portuguesa.
Na presente edição o concurso foi alargado aos 1ºs e 2ºs Ciclos.
A prova a nível de escola realizar-se-á nas seguintes datas e implica a leitura das seguintes obras:
1º Ciclo:
Janeiro de 2018
O fato novo do sultão, de Guerra Junqueiro
O gigante egoísta, de Oscar Wilde
2º Ciclo:
20 de fevereiro de 2018
História de um rato e de um gato que se tornaram amigos, de Luis Sepúlveda
3º Ciclo:
6 de fevereiro de 2018
O rapaz do caixote de madeira, de Leyson Leon et al
Secundário:
6 de fevereiro de 2018
O pintor debaixo do lava-loiças, de Afonso Cruz

Informações e inscrições: Biblioteca até ao dia 15 de dezembro.
Informação adicional no site da RBE: RBE

Cartazes:
1º Ciclo - 3º Ano | 1º Ciclo - 4º Ano | 2º Ciclo | 3º Ciclo | Secundário