Publicado em 18-06-2018

Em conjunto, somos Biblioteca

Agora que o ano escolar está a chegar ao fim e é época de balanço, constatamos que, de tantas experiências vividas, estamos mais ricos. A equipa da BE gostaria, por isso, de deixar uma palavra de apreço a todos quantos se envolveram nos projetos propostos, desde a Comunidade Educativa em geral, até à BM, às imprescindíveis Assistentes Operacionais e aos Estagiários, Professores Colaboradores e outros que, não o sendo, abraçaram com carinho e dedicação todos os desafios.
Ainda temos muito caminho pela frente. Queremos continuar a contar com a vossa preciosa colaboração!

Encerramento

Publicado em 25-07-2018

Um texto, uma arte

A partir do TEXTO, Herbário de Jorge Sousa Braga, a ARTE de fazer um herbário.
FASE 3
Construção do herbário :planta seca plastificada e respetivo poema.
Clube de Ciências

Publicado em 27-06-2018

Projeto Eu Decido

É um projeto apreciado por professores e alunos, pois as atividades são sempre uma surpresa!
Durante este período, e lendo o livro "A vovó ensina-te as tarefas domésticas" de Maria Isabel Loureiro, os nossos alunos puderam aprender a fazer a separação do lixo e a pôr a mesa.
Foi tão divertido!

Publicado em 27-06-2018

Projeto Biblioteca ConVida

Ao longo deste período, a BE dos Centros Escolares continuou a proporcionar momentos divertidos com a exploração de algumas obras de Educação Literária.
Fizemos teatro, concursos, jogos, aprendemos trava-línguas... e até aprendemos a poupar!
Querem espreitar?

Publicado em 06-06-2018

Porque debater é preciso!

A adolescência é um período de transição, de transformações e de conflitos internos, durante o qual existe um maior risco de depressão ou de ceder a pressões impostas pela sociedade e pelos outros.
Compete à escola estar atenta a estes problemas e promover espaços de discussão que fomentem o espírito crítico nos jovens. Nesse sentido, hoje, na BE, Carlos Magalhães, aluno do 12.ºE, falou para uma plateia constituída por colegas do 10.º ano, das turmas A e F, e moderou o debate de ideias sobre temas como o suicídio nos adolescentes, a influência do meio, a pressão exercida pela escola, o preconceito, o bullying em contexto escolar…
Após a inspirada e inspiradora exposição do nosso orador, foram muitas e variadas as intervenções dos presentes. De todas elas se concluiu que é necessário que os adolescentes fortaleçam os vínculos afetivos com a família e com os amigos, para relações interpessoais mais satisfatórias e para melhorarem o seu bem-estar e a qualidade de vida.
Já agora, fiquem com um pensamento do Carlos: “Um sorriso, uma palavra amiga, pode mudar o dia ou até a vida de uma pessoa!”

Publicado em 05-06-2018

Exposição de Artes Visuais do 3º Ciclo

As professoras de artes visuais Cláudia Amaro e Marta Cunha promoveram no espaço da biblioteca uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º e 8º ano, na disciplina de Educação Visual.

Publicado em 30-05-2018

Literatura Solidária
Bibliotecas do AEJAC e BM entregam cheque à Cruz Vermelha

As bibliotecas do AEJAC e a BM entregaram, nesta 3ªf 29 de maio, um cheque de 420 € à Cruz Vermelha de Peso da Régua, quantia apurada com o projeto “Chuva de Letras”. O tempo esteve do nosso lado e, mesmo ameaçando, não foi preciso usarmos os nossos guarda-chuvas solidários. É que, quando as ideias partem do coração e se concretizam com amor e empenho, o sol brilha, mesmo no fim de tarde mais escuro.
Na cerimónia de entrega do cheque, que decorreu na BE da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, Maria da Luz Magalhães, delegada regional da Cruz Vermelha de Peso da Régua, referiu que este apoio “será canalizado para a aquisição de cadeiras de rodas”.
Desde os mais pequeninos aos mais crescidos, ninguém ficou indiferente a esta iniciativa, que associou criativamente literatura e solidariedade e que vai ficar por muitos anos na nossa memória.
As bibliotecas do AEJAC e a BM agradecem a todos quantos se juntaram a esta corrente solidária. Um agradecimento especial à Oficina de Culinária promovida pelos alunos do Clube AVATAR 4EVER, que tornou este momento ainda mais reconfortante, ao proporcionar-nos um saboroso bufete de salgadinhos e sumos variados.
A todos um enorme “bem-haja”!

Chuva de Letras
GALERIA

Publicado em 20-05-2018

Ver e Ler ao Pormenor

Nos dias 23 e 24 de maio foi realizada, na biblioteca da Escola Secundária João de Araújo Correia, a atividade “Ler e Ver ao pormenor, na biblioteca!”. Coordenada pelo professor Artur Matos e levada a cabo pela professora Ana Rute Navarro, a atividade teve como principais objectivos despertar o interesse pelo estudo das ciências experimentais; Estabelecer uma linha condutora entre os programas do 3º ciclo de Ciências Naturais e contribuir para a dinâmica do espaço da biblioteca. A partir de dois livros de José Jorge Letria, duas turmas de 7º ano, E e F, ficaram a conhecer melhor duas importantes personagens, Galileu Galilei e Charles Darwin e o seu grande contributo para a ciência. No final, observaram várias preparações ao microscópio ótico composto e exploraram, no site da RTP ensina, recursos relativos ao Sistema Solar.

Publicado em 20-05-2018

Provas da 2.ª fase do Concurso Nacional de leitura Sernancelhe

No dia 18 de maio estivemos presentes em Sernancelhe, para a Fase Intermunicipal (CIM Douro) do CNL. Levamos quatro alunos de todos os Ciclos de Ensino do nosso Agrupamento. Dois deles obtiveram um honroso 3º Lugar, o que os torna suplentes para a fase nacional do referido concurso. Os alunos classificados foram a Carolina Mendes, da EB 2,3 e a Inês Coutinho, da Escola Secundária. Enquanto os alunos faziam a parte escrita da prova, os professores visitaram alguns locais de interesse no concelho de Sernancelhe, nomeadamente a casa onde nasceu Aquilino Ribeiro e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. À tarde, já no Auditório Municipal, os vencedores da primeira parte da prova realizaram provas de argumentação e leitura perante um auditório cheio.

Publicado em 07-05-2018

Visita da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares

No passado dia 19 de Abril, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, e a Coordenadora Interconcelhia, Rosário Caldeira, visitaram as bibliotecas do nosso Agrupamento.
A visita contemplou diversas atividades organizadas pelos alunos das diferentes escolas.
No CE das alagoas os alunos encenaram o poema “O Limpa-palavras” de Álvaro Magalhães e no CE da Alameda o poema “Ou Isto ou Aquilo” de Cecília Meireles. Já na EB2,3 estiveram presentes alunos, professores e técnicos da EREBAS (Escola de Referência de Educação Bilingue para alunos surdos) do agrupamento. Estes apresentaram atividades e materiais bilingues que se encontram integrados nos projetos: LER, COMUNICAR E INTEGRAR e no TODOS JUNTOS PODEMOS LER. Foi um momento de partilha e divulgação que permitiu uma reflexão sobre a especificidade da literacia para os alunos surdos, e a preocupação de tornar a biblioteca e as leituras cada vez mais acessíveis a todos.
A Visita terminou com um lanche, na BE da Escola Secundária.

Publicado em 26-04-2018

Concurso de Leitura " LER É CRESCER " | 5.ºano O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

E chegamos à 11.º EDIÇÃO.
Entusiasmo, concentração, espírito de equipa.
Respostas seguras, vitória decidida na última questão.
Parabéns a todos pelo desempenho e em especial à equipa vencedora da turma 5.º 6.

Publicado em 23-04-2018

Forum Estudante

Forum Estudante
A FORUM ESTUDANTE é um projeto de comunicação e informação geral para jovens e estudantes, com o objetivo de os informar sobre Cursos, Escola e Profissões, dando também grande relevo aos projetos de educação cívica e para a cidadania.
Os diferentes números da Revista Forum Estudante estão disponíveis online.

Publicado em 13-04-2018

Leituras à Solta

Os nossos alunos vão ler, cantar e tocar na rádio. Todas as terças e quintas-feiras, às 10, 15 e 19 horas, na Douro FM.
Podem assistir ao programa na frequência 91.4 ou online.

Leituras à Solta

Publicado em 13-04-2018

Concurso: Ano Europeu do Património Cultural 2018

Este concurso visa promover o conhecimento do património cultural europeu nas suas múltiplas dimensões e mutações, dinamizando iniciativas que garantam a sua sustentabilidade, proteção e diálogo entre diferentes realidades culturais. Concorre até dia 11 de maio.

Publicado em 13-04-2018

Encontro com a escritora Isabel Ricardo

Hoje, proporcionada pela Biblioteca Municipal, tivemos a visita da escritora Isabel Ricardo às nossas crianças mais pequeninas, as do pré-escolar.
Foi um momento de sonho e aventura enquanto viajávamos pelas suas histórias.
Deixamos aqui o nosso agradecimento e o testemunho de como gostámos.

Isabel Ricardo

Publicado em 08-04-2018

2º LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE ESTATÍSTICA

Um grupo de três alunas (Cristina Trindade, Margarida Oliveira e Marisa Borges) da turma do 9º A participou, sob a orientação da prof. Mónica Ferreira e colaboração da Prof. Cristina Coelho, no Concurso Nacional de Estatística e classificou-se em 2º Lugar, o que lhes vai permitir um acesso imediato à fase europeia do referido concurso. Nesta fase vão participar onze países.
Para as alunas e para as professoras os nossos parabéns.
A Equipa da BE
Ver a pontuação e trabalho realizado pelas alunas

Publicado em 08-04-2018

Plano Nacional de Cinema

No âmbito da Semana da Leitura e em estreita ligação ao Plano Nacional de Cinema (PNC) apresentamos o filme Aniki Bobó, de Manoel de Oliveira.
O filme foi analisado pelos nossos alunos do ponto de vista técnico, estético e da respetiva contextualização histórica.
Na Newsletter mensal do PNC surge a notícia do referido acontecimento.

Ver Newsletter de abril do PNC

Publicado em 27-06-2018

Leituras com Ciência

É um projeto de partilha de leituras, animadas por atividades de ensino experimental. Os nossos alunos gostam muito!
Este período puderam aprender sobre o ciclo da água e a germinação.
Vejam como foi interessante!

Publicado em 07-06-2018

Projeto ‘Todos Juntos Podemos Ler’

A equipa da BE, as representantes da Educação Especial e de Língua Gestual Portuguesa estiveram reunidas em vídeo-conferência com a Coordenadora Interconcelhia, Dra. Rosário Caldeira e com o responsável nacional do gabinete de projetos, Dr. António Nogueira, para discutir o projeto “Todos Juntos Podemos Ler”. Fez-se um balanço do trabalho realizado até ao momento e foram lançadas algumas linhas de ação para o próximo ano letivo.

Publicado em 06-06-2018

Uma lufada de ar fresco na BE

Meninos e meninas, dirijam-se à sala das naves espaciais.
Entrem na vossa nave. Sentem-se, apertem os cintos de segurança, ponham o capacete, e, com o dedo indicador, carreguem no botão de ignição. 5, 4, 3, 2, 1, 0…
Aí vamos nós pelo espaço, à procura de planetas estranhos. Pode ser o Planeta dos Livros, o Planeta dos Pés ou até o Planeta das Palavras Esquisitas.
Viajar pelo espaço. Viajar com a imaginação. Este foi o desafio lançado hoje pela Equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro a um grupo de 34 visitantes muito especiais, entre os 3 e os 5 anos de idade. Acompanhados pelos pais e professores, vieram de Vidago para experienciarem meios de transporte que habitualmente não utilizam: o comboio e o barco. Depois desta visita à nossa escola e à nossa biblioteca, estes meninos também já podem dizer que andaram numa nave espacial!
Viajem muito! Voltem sempre!

Publicado em 03-06-2018

Um texto, uma arte

A partir do TEXTO, Herbário de Jorge Sousa Braga, a ARTE de fazer um herbário.
FASE 2
Seleção e registo dos poemas.
Clube de Ciências

Um texto, uma arte

Publicado em 30-05-2018

JORGE SERAFIM | CONTADOR DE HISTÓRIAS

Histórias tradicionais contadas com humor! Público rendido a cada palavra! Obras de Arte que também contam histórias! Obrigada por estes momentos memoráveis!

Publicado em 30-05-2018

AMOSTRAS PARA LER+

Mais leitores ! Mais leituras ! Mais AMOSTRAS PARA LER+!

Publicado em 25-05-2018

Convite: Projeto Chuva de Letras

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia e a Biblioteca Municipal de Peso da Régua têm a honra de convidar V. Exa. a estar presente na apresentação final do projeto solidário Chuva de Letras, que se realiza no dia 29 de maio, pelas 18 horas, na Biblioteca da Escola Secundária.
Gostaríamos de contar com a vossa especial presença.

PROGRAMA

  • Apresentação e processo de concretização do projeto;
  • Da leitura à solidariedade;
  • Entrega do cheque solidário à Coordenadora da Cruz Vermelha (Núcleo de Peso da Régua;
  • Degustação (Oficinas de Culinária da ESJAC).

Chuva de Letras - convite

Publicado em 22-05-2018

Encontro com… Isabel Rio Novo e Paulo M. Morais

No dia 22 de maio, a nossa Biblioteca teve o privilégio de receber os escritores Isabel Rio Novo e Paulo M. Morais, que se encontram na região para participar na XXI Feira do Livro do Douro. De entre muitos outros títulos, respetivamente, são autores de A Febre das Almas Sensíveis e de Uma Parte Errada de Mim.
A sessão do encontro, destinada a alunos do Ensino Secundário e moderada pela docente Conceição Pires, decorreu em ambiente de bastante informalidade, tendo os escritores falado da importância da escrita e da leitura nas suas vidas e dos seus percursos literários. Com uma admirável simpatia, simplicidade e boa disposição, imediatamente nos demonstraram que o prazer da leitura é a base para quem pretende desenvolver a escrita.
A sessão finalizou com uma plateia muito atenta a questionar os escritores sobre aspetos da sua vida literária e, também, da sua biografia pessoal. Perante a curiosidade demonstrada pelos alunos, este tempo de partilha mostrou-se manifestamente insuficiente.

Publicado em 27-04-2018

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura

No próximo dia 18 de maio realiza-se na Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira, em Sernancelhe, a fase intermunicipal da 12ª Edição do CNL.
O nosso agrupamento participa com todos os ciclos de ensino.

Ver calendário das atividades

Publicado em 24-04-2018

Dia Mundial do Livro / Dia de Cervantes

O Dia Mundial do Livro e o Dia de Cervantes não passaram despercebidos na Escola Secundária João de Araújo Correia. Os professores José Artur Matos e Fátima Fraga levaram a cabo a atividade “um poema e uma flor” durante o primeiro bloco da manhã em que os alunos puderam desfrutar do prazer da leitura. Os organizadores agradecem toda a ajuda prestada pelos colegas Helena Guedes, Céu Rodrigues, Teresa Soares e Nuno Mesquita.

Publicado em 22-04-2018

FINAL DO CONCURSO SABER ALER

Decorreu entre os dias 11 e 13 a Final do Concurso Saber aLer dos alunos do 1º ciclo.
A final do 4º ano realizou-se no Auditório Municipal, com a presença dos colegas de turma dos alunos concorrentes. As restantes finais decorreram nas bibliotecas dos Centros Escolares.
Foram dias de algum nervosismo, mas também de grandes momentos mágicos como a encenação de um excerto do livro “A menina e o cisne” de Rosa Lobato Faria, protagonizada pela Margarida Nogueira ou a coreografia de “O lago dos cisnes” de Tchaikovsky, dançado pelas irmãs Beatriz e Margarida Mesquita Rodrigues.
Todos os participantes, e respetivos professores, estão de parabéns, pois souberam responder cabalmente a todas as perguntas sobre os livros em concurso, de tal forma que se tornou complicado chegar a apurar vencedores.
Parabéns a todos os participantes! Foram fantásticos...

Dia 11 - Final do 4º ano – AUDIR
Alunos apurados, todos com a mesma pontuação:
Júlio Santiago Pinto - 4.3 - Alagoas - 1º lugar
Leonor Ermida - 4.2 - Alameda - 1º lugar
Lisandro Mendes Pereira - 4.1 - Alameda - 1º lugar


Dia 12 (manhã) - Final do 1º ano – CE Alagoas
Primeiros classificados:
Catarina Merêncio Pina - 1º lugar - Alagoas
Mafalda Sofia Carvalho - 2º lugar - Alameda
Eduardo Neto -3º lugar - Alameda


Dia 12 (tarde) - Final do 2º ano – CE Alagoas
Primeiros classificados:
Clara Dinis - Alameda -1º lugar
Martim Rafael - Alameda - 2º lugar
Francisca Fonseca e Margarida Carvalho - Alagoas - 3º lugar


Dia 13 - Final do 3º ano – CE Alameda
Primeiros classificados:
Beatriz Pombo - Alagoas - 1º lugar
André Ferreira - Alagoas - 2º lugar
Francisca Nogueira – Alameda - 3º lugar

Publicado em 11-04-2018

Eu Decido

Mais uma vez o projeto Eu decido levou todos os professores e suas turmas às Bibliotecas dos Centros Escolares. Os professores leram histórias alusivas à Páscoa e no final fizeram lindos trabalhos dentro do tema.
Parabéns a todos!

Publicado em 11-04-2018

Biblioteca ComVida

Decorreu ao longo do 2º período nas bibliotecas dos Centros Escolares.
Todos os alunos tiveram oportunidade de, depois de lida e explorada uma história, ter experiências singulares e do seu completo agrado, tal como se pode testemunhar pelas fotos. Ora vejam.

Publicado em 08-04-2018

II ENCONTRO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE VILA REAL

Nos dias 20 e 21 de abril decorre na Aula Magna da UTAD o II Encontro de Bibliotecas de Vila Real.

Ver site do encontro

EM DESTAQUE: FEIRA DO LIVRO

Com o objetivo de aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivem o gosto pela leitura, entre os dias 19 e 22 de março, promoveu-se uma feira do livro que contou com o apoio da Leya Editora.
Este evento, sempre esperado com bastante expetativa, revelou-se uma estratégia eficaz para pôr os alunos (mesmo os mais resistentes) em contacto com uma grande variedade de obras e, assim, criar apetência pela leitura e pela aquisição de livros.
Boas leituras!

Feira do Livro

FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA SECUNDÁRIA


FEIRA DO LIVRO NOS CENTROS ESCOLARES

Decorreu de 19 a 23 de março uma pequena Feira do Livro nos nossos Centros Escolares. As crianças tiveram oportunidade de, mais uma vez, contactar com o livro, apreciá-lo e até levá-lo para casa.
Foi muito gratificante ver como as nossas crianças se fascinam com o livro, hoje, na Era Digital.
Boas leituras!

EM DESTAQUE: SEMANA DA LEITURA

Semana da Leitura

A Semana da Leitura vem sendo promovida anualmente, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), e propõe que as escolas organizem atividades educativas para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Contando com a adesão e disponibilidade de toda a Comunidade Escolar, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, juntamente com a Biblioteca Municipal, dinamizam diferentes iniciativas. Neste sentido, apelamos a toda a comunidade educativa, e em particular aos professores, que se envolvam, propondo atividades, que podem ser realizadas na biblioteca, no contexto da sala de aula ou mesmo noutros espaços que lhes pareçam mais convenientes. Tendo por finalidade uma abordagem mais concertada, agradecíamos que preenchessem a grelha em anexo e que oportunamente a façam chegar à Equipa da BE.
Em 2018, a Semana da Leitura realiza-se de 5 a 9 de março e foi, para o efeito, disponibilizado um site onde podem encontrar informação adicional.
Inspirem-se nas sugestões e leituras apresentadas, acrescentem ideias, mobilizem a comunidade, captem parcerias, participem com os recursos de que dispõem e promovam a leitura e a escrita como objeto de prazer e liberdade.

PARTICIPEM!

Semana da Leitura

ATIVIDADES SL: CENTROS ESCOLARES

Entre 5 e 9 de março aconteceu, nos nossos Centros Escolares, a festa da Semana da Leitura.
Sob o apelo “Liberta o leitor que há em ti!”, esta semana convidámos pais, colegas, amigos, entidades… a promoverem atividades para festejar a leitura. Foi um momento de partilha onde a literatura, as ideias, as artes, as ciências… se envolveram num evento único de criatividade e cooperação.
Parabéns a todos os envolvidos.
Realizámos diversificadas atividades, nomeadamente:

  • Os pais contam e leem na escola
  • Leituras com ciência
  • Leituras dramatizadas
  • Piquenique de livros
  • Leitura silenciosa
  • Leituras partilhadas
  • Histórias com mÚsica
  • Oficina experimental - A carta
  • Lendo no recreio
  • Leituras com convidados
  • Leituras na rádio
  • Encontros com (Eric Many)

Dia Mundial da Árvore e da poesia – 21 de março

Neste dia, nos Centros Escolares, decorreram várias ações de sensibilização da população - escolar e comunidade - dentro desta temática: escreveram-se poesias à árvore, distribuíram-se à comunidade, leram-se histórias alusivas, plantaram-se árvores...
Plante uma árvore, semeie a vida no planeta!

ATIVIDADES SL: EB2,3

SANDRA BARROS | Leitura e interpretação

O Museu do Douro veio à Biblioteca com Sandra Barros, que envolveu a turma 5.º6 num momento de leitura e interpretação a várias vozes da obra de Luís Sepúlveda “ HISTÓRIA DE UM CARACOL QUE DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA DA LENTIDÃO”. Adoramos! Voltem sempre! Obrigada!

Sandra Barros

LEITURAS ILUSTRADAS

“SER INVULGAR” de Maria Teresa Maia Gonzalez
O professor Dinis Figueiredo leu e os alunos da turma 6.º6 deitaram mãos à plasticina e moldaram divertidos seres invulgares.
“OS CROMOS DA BOLA” de José Jorge Letria
O professor José Pedro Rodrigues deu o pontapé de saída e os alunos da turma 5.º4 ilustraram os seus cromos preferidos.
“A NOITE DOS ANIMAIS INVENTADOS” de David Machado
O professor José Artur Matos deu voz ao texto e os alunos da turma 6.º1 inventaram, inventaram, inventaram,...

LEITURAS COM CONVIDADOS

“O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU” de José Fanha
A professora Nelma Aguiar partilhou os excessos alimentares da família Bisnau com os alunos das turmas 6.º3 e 5.º5. Comer bem, dá saúde e faz crescer.
Obrigada pela disponibilidade!
“SABER SER, SABER ESTAR” de Elisabete Vieira Canha de Andrade
Os Agentes da Escola Segura leram uma seleção de textos e debateram com os alunos da turma 5.º2 algumas questões de segurança e alimentação saudável.
Obrigada pela participação!

Leituras com Convidados

LEITURAS COM MÚSICA

“O GIGANTE EGOÍSTA” de Oscar Wilde
A professora Cristina Sousa leu e a professora Ana Isabel Andrade acompanhou ao piano para os alunos da turma 6.º2.
Obrigada pela partilha!

Leituras com Música

SALTIMBANCOS DA LEITURA

De sala em sala, os alunos da turma 7.º3 apresentaram a leitura encenada do livro de José Luís Peixoto “TODOS OS ESCRITORES DO MUNDO TÊM A CABEÇA CHEIA DE PIOLHOS” às turmas 6.º5,5ª3,5.º5, 5.º1 e 7.º1.

Saltimbancos da leitura

EM FAMÍLIA

Após a leitura EM FAMÍLIA de “ ROSA, MINHA IRMÃ ROSA” da escritora Alice Vieira, as equipas (um familiar e um aluno) das turmas 6.º1 e 6.º2 aceitaram o desafio de responder a várias questões sobre a obra, com recurso à aplicação Kahoot.
Concentração total, grande entusiasmo e desafio plenamente superado!
Seguiu-se um momento de descontracção e convívio.
Obrigada às famílias!

Em família

ATIVIDADES SL: ESCOLA SECUNDÁRIA

LEITURAS COM CIÊNCIA. ASTRONOMIA, MITOLOGIA E ARTE

"A professora Sónia Lopes envolveu os alunos do 7º C numa atividade que relacionou as características dos planetas do Sistema Solar (que os alunos já conheciam e mencionaram) com as características dos deuses que lhes deram o nome. Para tal a professora recorreu ao conto de várias histórias da mitologia greco-romana. Essas histórias foram ilustradas com a projeção de obras de arte.
Ao longo da atividade também se viu de que forma artistas de todos os tempos foram buscar inspiração às fabulosas histórias mitológicas e salientou-se a iconografia associada a cada Deus."

TEATRO: GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ

Todos os alunos dos 7º e 8º anos do Agrupamento assistiram, no Auditório Municipal (AUDIR), à peça de teatro de Jorge Amado "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". A dramaturgia e interpretação estiveram a cargo a Companhia de Teatro Etcetera.

FAKE NEWS

As fake News ou Notícias Falsas estão na ordem do dia. Sensibilizar os nossos alunos para o problema foi o nosso propósito. Neste sentido, desenvolvemos atividades com as turmas do 7º ano, nas quais os alunos foram convidados a encontrar falsas notícias e a corrigi-las.

LEITURA COM OS PAIS

«A turma do 7ºC aceitou o desafio da docente de Português e convidou professores, familiares e colegas para partilharem leituras, no espaço da biblioteca escolar. Num ambiente descontraído, promoveu-se a leitura recreativa, ouvindo-se breves contos, textos narrativos e poemas selecionados pelos leitores, que os apresentaram aos colegas. Alunos do 10ºPA apadrinharam esta atividade e estiveram ao lado dos seus jovens colegas na leitura de textos entre eles escolhidos. A leitura fez-se, partilhou-se e foi apreciada por todos.»

FILME PNC: ANIKI BOBÓ

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura das Bibliotecas Escolares fizemos a apresentação, análise e discussão do filme de Manoel de Oliveira, “Aniki Bobó” para os alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade. Numa semana dedicada à leitura foi nosso objetivo proporcionar a leitura de imagens e narrativas, neste caso, contribuir para a literacia cinematográfica em linha com os objetivos do PNC. O filme foi analisado do ponto de vista técnico, estético e ao nível da narrativa, nomeadamente no que respeita à sua contextualização histórica.

EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DO 10º CEI

No âmbito da “Semana da Leitura”, os discentes com Currículo Específico Individual – turma do 10º CEI – realizaram um trabalho, na disciplina de Português (orientação da prof. Cláudia Lázaro), que serviu de complemento à célebre obra de Jorge Amado, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, apresentando a sua visão do romance.
O objetivo primordial desta atividade foi levar os alunos a contactarem, por um lado, com um texto mais complexo do que o habitual, com “o livro”, em termos físicos, por outro lado, a mostrarem a sua interpretação dos vários trechos lidos, num trabalho realizado a três dimensões, e ilustrado com excertos da obra.
O empenho e dedicação dos alunos foram notórios, tendo sido com bastante satisfação e orgulho que expuseram o trabalho, na Biblioteca da Escola Secundária, para que pudesse ser visto por toda a Comunidade Escolar.

RODA DA LEITURA

O projeto Roda da Leitura promoveu a leitura através do compromisso que a maioria dos alunos do 8ºE assumiu de ler uma obra por período (no mínimo).
A iniciativa permitiu igualmente o desenvolvimento da competência oral, uma vez que os alunos se tornaram mais capazes de fazer uma exposição oral e de produzir discursos coesos e coerentes e com interesse. De igual forma, foi desenvolvido o saber ouvir e intervir para colocar questões.
Foram também incentivadas a capacidade de organização e a criatividade na exposição de materiais em formato de papel e com recurso às TIC.
Por fim, os alunos reconheceram que o projeto tinha sido muito interessante e manifestaram o desejo de continuar no próximo ano letivo.

Roda da Leitura

Leituras com Sotaque
“Joining Hands for a Better Future” (Erasmus+)

Alunos da nossa escola, que tinham nascido e vivido em diferentes países europeus, selecionaram textos nas línguas originais e leram-nos às turmas presentes na BE. Seguiu-se um pequeno debate onde se discutiu a identidade europeia, os diferentes sistemas educativos e as dificuldades sentidas no regresso a Portugal.

Desenhar um conto

E se descobrisses que só te restam três meses de vida? Que mudarias na tua vida para a aproveitar ao máximo? Estas e outas questões inquietantes foram debatidas hoje, na BE, pelos alunos do 10.ºA, a propósito do conto «Uma esplanada sobre o mar», de Vergílio Ferreira.
Festejando a leitura como espaço de encontro, criativo e colaborativo, enquanto a leitura decorria, o professor João Rebelo ilustrava, num interessante diálogo entre as artes e as humanidades.
Uma atividade a repetir!

Diário de Artista

Os alunos das três turmas de Artes da nossa escola apresentaram fragmentos dos seus diários gráficos às turmas do 7ºC, 8ºC e 9ºB.
Foi objetivo desta atividade proporcionar leituras das imagens, dos processos e das emoções que elas comportam.
Se a leitura está quase sempre associada à procura de significado e da narrativa contidas numa específica organização do alfabeto, já a leitura de imagens parece ser menos óbvia para muitos.
Foi para tentar desmontar esta ideia que os alunos de artes leram as imagens que eles próprios produziram.

Paisajar: Serviço Educativo do Museu do Douro

O SEMD desenvolveu uma atividade com a turma do 10ºB.
O que é uma paisagem? Uma imagem? Uma pessoa? Uma árvore? Uma planta? Um objeto? O que é um verbo?
E se paisajar fosse um verbo? O que quereria dizer? E se, tu próprio, fosses paisajar?
Uma fotografia: não desvies o teu olhar para nenhum lado, não digas mais do que vês. Nós ouvimos o que tu vês, de olhos fechados e em silêncio. Abrimos os olhos e vemos a imagem. O que viste de olhos abertos é parecido com o que viste de olhos fechados?
Um pedaço de paisagem (pedras, terra, plantas, flores, fruta, água, objetos…) na tua mão, é a tua paisagem. De olhos vendados relaciona-te com a paisagem que tens na mão. Tateia, cheira, prova, ouve a tua paisagem durante algum tempo e escreve sobre a experiência.

Exposição: Violência no Namoro

A turma do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do 10ºPA, desenvolveu o tema, Violência no Namoro, enquanto estudava a atualidade da peça Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.
A atividade foi dinamizada pela professora Marisa Neves e a xxposição de cartazes encontra-se na biblioteca escolar.

Publicado em 01-03-2018

Encontros Com: José Milhazes

José Milhazes é um jornalista e escritor que dispensa apresentações. É conhecido do grande público como jornalista, nos principais meios de comunicação nacionais. Veio à nossa escola falar do seu último livro "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes". Um livro de caráter autobiográfico que atravessa e reflete sobre os longos e conturbados anos em que viveu na Ex-União Soviética. O debate que se estabeleceu teve profícuos momentos de pensamento/reflexão e sobretudo de testemunho de uma realidade vivida.
Foi um enorme prazer tê-lo cá. Em nome da Equipa da BE, os nossos sinceros agradecimentos.

Publicado em 21-02-2018

Leituras em vai e vem

O projeto "Leituras em vai e vem" tem vindo a ser desenvolvido em todas as turmas do pré- escolar, do nosso Agrupamento.
É um projeto que promove a leitura em família e os nossos petizes, vão triunfantes quando levam a mochilinha, com os livros que vão ler, às costas.

Leituras em vai e vem

Publicado em 21-02-2018

Competição Europeia de Estatística

Está decorrer a Competição Europeia da Estatística (European Statistics Competition – ESC), dinamizada pelo Serviço de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e por alguns Institutos Nacionais de Estatística, entre os quais o INE de Portugal.
A nossa escola está a participar e foram apuradas para a 2ª fase da competição várias equipas do 9º Ano de Escolaridade, orientadas pela professora Mónica Ferreira.
Aos alunos e à professora os agradecimentos da Equipa da BE.
Ler mais
Regulamento e calendarização

Competição Europeia de Estatística

Publicado em 18-02-2018

ENTRE GERAÇÕES

Pela segunda vez neste ano letivo, a turma 10.ºF (Literatura Portuguesa) preparou uma atividade para partilhar leituras e afetos com os idosos do Centro de Dia da Casa do Povo de Godim.
Desta feita, e como o grande objetivo era assinalar o Dia de S. Valentim, lemos poemas de amor de grandes poetas da língua portuguesa: Luís de Camões, Eugénio de Andrade, António Gedeão, Mia Couto e Fernando Pessoa, distribuímos poemas (de amor, claro!) e partilhámos mensagens de carinho.
Para terminar em beleza, cantámos todos, sem sair do tom: «Tu eras aquela que eu mais queria/ Para me dar algum conforto e companhia/ Era só contigo que eu sonhava andar/ Para todo o lado e até quem sabe talvez casar…». Sim, o célebre «Anel de Rubi», de Rui Veloso.
Momentos como estes são tão enriquecedores e reconfortantes que já estamos a pensar na próxima visita! Até breve!
Alunos de Literatura Portuguesa do 10.ºF

Publicado em 08-02-2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Realizou-se no passado dia 6 de fevereiro a 1ª fase do CNL.

Publicado em 01-02-2018

O CARNAVAL CHEGOU ÀS BIBLIOTECAS DOS CENTROS ESCOLARES

Meninas e meninos Há palhaços, malabaristas, bailarinas, equilibristas... É só vires à nossa biblioteca, esperamos por ti.

Carnaval nos CE

Publicado em 26-01-2018

AMOSTRAS PARA LER+ (II)

As turmas 5.2, 5.3, 5.4 e 5.5 "mostram" as suas AMOSTRAS. Mais AMOSTRAS mais LEITURAS

Publicado em 22-01-2018

Os Pais Contam e Lêem na Escola

Continua a decorrer, nos Centros Escolares, o projeto "Os Pais Contam e Lêem na Escola". Hoje, mais uma mãe nos brindou com a leitura de uma bonita história. A todos os Encarregados de Educação que têm participado (e vão ainda participar) neste projeto os nossos parabéns.

Os Pais Contam e Lêem na Escola

Publicado em 19-01-2018

MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA BE

No âmbito do programa Yorn Inspiring Future o Sr. Ministro da Educação Tiago Bandão Rodrigues e o Sr Delegado Regional visitaram a nossa Escola. Ambos estiveram na biblioteca tendo sido realizada para o efeito uma atividade de sensibilização para os problemas dos alunos surdos.

Publicado em 26-02-2018

CARNAVAL COM POESIA

Nas bibliotecas dos Centros Escolares desenvolveu-se a atividade "Carnaval com poesia".
Depois de lerem e explorarem uma poesia alusiva ao tema, as turmas construiram um palhaço com materiais reciclados.
Ficaram mesmo giros!!

Publicado em 26-02-2018

Encontros com: Eric Many

Vimos agradecer ao Museu do Douro o facto de facultar aos nossos alunos, a oportunidade de estar e interagir com o escritor Eric Many.
São momentos únicos, estes de podermos estar e tocar os “fazedores” de histórias, aquelas histórias mágicas que nos transportam para mundos longínquos.
Os alunos do 1º ciclo agradecem.

Publicado em 19-02-2018

Concurso Inês de Castro – 10.ª edição – 2018

O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 10.ª edição dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e DESAMOR.
O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.

Inscrição: até 23 de março

Lê o Regulamento

Publicado em 18-02-2018

SEMANA SEGURANET

Decorreu de 5 a 9 de fevereiro a Semana SeguraNet. Foi uma oportunidade para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula.

O GAAF, em parceria com as Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal, a CPCJ, a CLDS3G, a Escola Segura e as Associações de Pais do Agrupamento, promoveram diferentes atividades ao longo da semana.

Publicado em 13-02-2018

Viajar pela história da arte em apenas 60 segundos

One Minute Art History: o nome do vídeo não engana. Um (e apenas um) minuto de viagem pela história da arte foi o desafio lançado pelo cineasta e professor Cao Shu a si mesmo.
O trabalho, descrito pelo Whistler Film Festival como “uma montagem fascinante em que cada século de tendência artística está representado apenas num minuto de filme”, ganha vida através das mais de cem pinturas criadas para o efeito. A viagem começa no Egipto e leva-nos até aos dias de hoje, passando por diversas técnicas e estilos, com a personagem a realizar acções básicas do dia-a-dia, como fumar, beber ou até mesmo verificar as horas.

Publicado em 22-01-2018

A MAIOR FLOR DO MUNDO

Os alunos da Educação Especial visitaram-nos (EB 2,3), assistiram ao filme " A MAIOR FLOR DO MUNDO" de José Saramago e também semearam as suas FLORES.​​​​​​​

Publicado em 21-01-2018

HOMENS DO LIXO ABRIRAM BIBLIOTECA COM LIVROS DEITADOS FORA

Em Ancara, capital da Turquia, abriu uma biblioteca pública, uma que deu nova vida a livros abandonados.
Durante meses, homens que trabalhavam nos serviços de recolha do lixo da cidade começaram a recolher livros que tinham sido deitados fora.
A ideia inicial era ter livros para partilhar entre os trabalhadores e as respetivas famílias. Mas o projeto foi ganhando atenção. Vários colegas começaram a participar na ideia e, a dada altura, já havia quem entregasse diretamente livros aos funcionários da câmara. A coleção foi crescendo e crescendo e a ideia de criar uma biblioteca pública foi ganhando força.

Ver notícia completa aqui

Homens do lixo e bibliotecas

Publicado em 03-01-2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) vai cumprir-se entre o dia 20 de novembro de 2017,
data oficial de abertura, e o dia 10 de junho, data de celebração da língua portuguesa.
Na presente edição o concurso foi alargado aos 1ºs e 2ºs Ciclos.
A prova a nível de escola realizar-se-á nas seguintes datas e implica a leitura das seguintes obras:
1º Ciclo:
Janeiro de 2018
O fato novo do sultão, de Guerra Junqueiro
O gigante egoísta, de Oscar Wilde
2º Ciclo:
20 de fevereiro de 2018
História de um rato e de um gato que se tornaram amigos, de Luis Sepúlveda
3º Ciclo:
6 de fevereiro de 2018
O rapaz do caixote de madeira, de Leyson Leon et al
Secundário:
6 de fevereiro de 2018
O pintor debaixo do lava-loiças, de Afonso Cruz

Informações e inscrições: Biblioteca até ao dia 15 de dezembro.
Informação adicional no site da RBE: RBE

Cartazes:
1º Ciclo - 3º Ano | 1º Ciclo - 4º Ano | 2º Ciclo | 3º Ciclo | Secundário

Publicado em 20-12-2017

EMRC E DIREITOS HUMANOS

A declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada no dia 10 de dezembro de 1948 e representa um grande marco na história da civilização pelo que, significou de reconhecimento da Dignidade de todo o ser humano, abrindo possibilidade de aproximação entre todas as pessoas e povos da humanidade.
Cabe-nos hoje, após aproximadamente 69 anos da sua conceção, refletir sobre algumas questões: Qual o sentido, da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Que concepção de “ser humano” está presente nela? Há ainda razões para falar em Direitos Humanos na contemporaneidade? Ainda são válidos os enunciados então pactuados? Até que ponto as nações signatárias, conseguiram e conseguem cumprir o ideal então prometido? A quem e em que somos devedores? Quais as principais violações hoje perpetradas? O que se anuncia como questão central quando se fala, hoje, em Direitos Humanos?
Estas questões foram trabalhadas e debatidas com os alunos de 9.º ano, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), inseridas na unidade “Dignidade da vida Humana”. Os alunos pesquisaram sobre a vida de pessoas que se destacaram na defesa da Dignidade Humana e dos Direitos Humanos. Como resultado final elaboraram cartazes sob o título “Quando for grande quero ser…”, que foram expostos na Biblioteca da Escola Secundária.

Educação Moral e Religiosa Católica, Prof. Lídia Branco

Publicado em 19-12-2017

UM TEXTO, UMA ARTE

A partir do TEXTO, Herbário de Jorge Sousa Braga , a ARTE de fazer um herbário.
FASE 1
Recolha e secagem
Clube de Ciências​​

Publicado em 19-12-2017

UM TEXTO, UMA ARTE

A partir do TEXTO, À Noite as Estrelas Descem do Céu – Iniciação à escrita de haicais: poemas e guia , de João Pedro Messéder, a ARTE de origami.

Publicado em 19-12-2017

AMOSTRAS PARA LER+

As turmas 5.3 e 5.5 "mostram" as suas AMOSTRAS. Boas Leituras

Publicado em 19-12-2017

UM TEXTO, UMA ARTE

A partir do TEXTO, Contos Árabes de José Jorge Letria , a ARTE das danças árabes.
Turmas 6.1 e 6.2

Publicado em 19-12-2017

COMEMORAÇÃO DO DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No passado dia 20 de novembro as crianças sentiram-se especiais nos nossos Centros Escolares.
Houve atividades variadas nas salas e nas Bibliotecas Escolares. Falámos dos Direitos das Crianças e do compromisso que todos devemos ter para que os mesmos se tornem códigos de conduta.

Publicado em 19-12-2017

ATIVIDADES NOS CENTROS ESCOLARES

Ao longo do primeiro período deste ano letivo decorreram, nas bibliotecas dos Centros Escolares, atividades diversas, de apoio ao curriculo. Foram exploradas várias obras de Educação Literária, conforme o ano de escolaridade. Todas as turmas participaram, bem como o pré-escolar. Foi muito divertido, ora vejam.

Publicado em 06-12-2017

NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ZONAS RURAIS

A professora Elisa Guichard apresentou no passado dia 30 de novembro uma comunicação, para alunos de duas turmas do 11º Ano de Escolaridade.
Explorando o tema Novas oportunidades para as zonas rurais, estabeleceu relações particularmente interessantes com três obras literárias maiores, nomeadamente, Equador, de Miguel Sousa Tavares, Levantado do Chão, de José Saramago e Oliver Twist, de Charles Dickens.

As paisagens rurais ocupam um espaço significativo quer em Portugal, quer no Mundo. No entanto, um movimento populacional iniciado há bastante tempo na Europa, e que se vem repetindo nos outros continentes, tem esvaziado esse espaço em favor das áreas urbanas. Este fenómeno é cada vez mais intenso nos continentes africano, asiático e sul americano. De há uns anos a esta parte, na Europa e na América do Norte iniciou-se um fenómeno inverso – um regresso ao espaço rural. Neste caso, este espaço integra um novo conceito de ruralidade em que a agricultura é, assumidamente, apenas uma das suas componentes. De espaço fechado e solitário, ele abriu-se ao exterior e tirou partido de todas as suas potencialidades, criando empregos, fixando população, valorizando as tradições, aproveitando os recursos endógenos, preservando o património histórico e cultural e melhorando as condições de vida das populações.

Publicado em 30-11-2017

O NATAL CHEGOU ÀS BE'S DOS CENTROS ESCOLARES

Para todos os meninos e meninas, a Biblioteca Escolar deseja boas leituras!!!

Publicado em 30-11-2017

COMEMORAÇÃO DO DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No passado dia 20 de novembro as crianças sentiram-se especiais nos nossos Centros Escolares.
Houve atividades variadas nas salas e nas Bibliotecas Escolares. Falámos dos Direitos das Crianças e do compromisso que todos devemos ter para que os mesmos se tornem códigos de conduta.

Publicado em 06-11-2017

ESTRANHICES…

No DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, os alunos de 5.ºano divertiram-se com a leitura de “O Estranhão” de Álvaro Magalhães.
Participaram num concurso, receberam prémios e um diploma.

Estranhão...

Publicado em 06-11-2017

BEM-VINDOS À BIBLIOTECA

Ao longo do MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, os alunos de 5.ºano exploraram o espaço da biblioteca.
Construíram puzzles, leram no exterior e receberam o seu cartão de leitor.

Publicado em 30-10-2017

HALLOWEEN NAS BIBLIOTECAS DOS CENTROS ESCOLARES

No dia 30 e 31 de outubro, bruxas, dragões, monstros, fantasmas e outros mafarricos estão nas bibliotecas dos Centros Escolares para fazer as suas travessuras com os meninos que os forem requisitar.
Bons medoooos!!!

Publicado em 30-10-2017

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Na Escola Secundária preparamos uma atividade para todos alunos dos anos iniciais (7º ano), que teve por finalidade dar a conhecer a biblioteca e as suas valências. Os alunos visitaram a biblioteca, viram e analisaram um filme, pesquisaram e leram excertos de livros.
Um agradecimento especial às professoaras Agostinha Araújo, Carlota Martins, Eduarda Araújo e Emília Craveiro.

Publicado em 29-10-2017

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Mais uma vez o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) foi comemorado, nos nossos Centros Escolares, com muita festa, boa disposição e comida saudável.
Convidamos todos a deliciarem-se com as nossas propostas.
Desejamos boa saúde, com comida saudável!

Publicado em 25-10-2017

DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

No passado dia 23 de outubro - Dia das Bibliotecas Escolares - foi celebrado nos nossos Centros Escolares com uma breve visita da Professora Bibliotecária às salas, a fim de promover a biblioteca. No final deixou uma lembrança.

Dia da biblioteca escolar

Publicado em 28-09-2017

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (MIBE)

No presente ano letivo o MIBE é subordinado ao tema "Ligando comunidades e culturas". Teremos várias atividades ao longo do mês, que têm como principal finalidade dar a conhecer à comunidade escolar a biblioteca, as suas valências e importância.
O programa lança igualmente um concurso de ideias a que todos os alunos podem correr.
Informa-te aqui ou na BE.

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Publicado em 20-12-2017

ATIVIDADES DE ADVENTO

O período do advento é definido pelas semanas que antecedem o Natal e carateriza-se como sendo uma preparação para o mesmo.
Nas nossas bibliotecas dos Centros Escolares, no âmbito do projeto “Eu decido”, foram desenvolvidas variadas atividades de advento, nas quais os alunos revelaram verdadeiro prazer.
Vamos espreitar?

Publicado em 19-12-2017

ESTENDAL DE BOAS FESTAS

Os alunos da EB 2.3 estendem ​​os votos de BOAS FESTAS a toda a comunidade educativa.

Publicado em 11-12-2017

NATAL NA BE

Na BE acreditamos numa escola plural aberta a todos os credos, a todas as cores e a todas as orientações sexuais. São bem-vindos todos os que queiram partilhar a sua alegria de viver e de aprender. Também estamos abertos a entender as angústias, os desejos, os desesperos e o sem sentido em que a vida por vezes se torna. Aqui não estigmatizamos, não desrespeitamos nada nem ninguém. Gostamos de estar entre os livros e a arte de uma maneira geral, gostamos de ter a humildade de pensar que não sabemos tudo. A disponibilidade para aprender e fazer melhor é total. Queremos que a BE seja um espaço de conforto e de harmonia, mas também podemos enquadrar as tensões, as desilusões e o sem sentido.
Se o Natal é tudo isto e se as árvores que aqui apresentamos refletem o trabalho que temos feito, então estamos a cumprir a nossa missão e o NATAL existe.

Publicado em 22-11-2017

ERASMUS+ NA BE

Os alunos envolvidos no projeto Erasmus+ "Maths Matters" (Polónia, Grécia, Hungria, Alemanhã e Portugal) estiveram a trabalhar na nossa biblioteca numa apresentação que pretendia relacionar a arquitetura local com a matemática.
Enquanto os alunos trabalhavam na referida apresentação, os professores envolvidos já estavam a preparar o próximo encontro.

Publicado em 16-11-2017

MARATONA DE CARTAS 2017

A RBE está a dar início a uma colaboração, que se espera venha a ser profícua, com a Amnistia Internacional, como forma de promover ações no âmbito da Cidadania e em articulação com a disciplina “Cidadania e Desenvolvimento”.
A Maratona de Cartas é o maior evento de ativismo pelos direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional no último trimestre do ano. Durante esta altura milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em defesa de indivíduos e comunidades em risco. Em Portugal escolhemos quatro casos. Assine. A vida de alguém depende disso. http://www.euassino.amnistia.pt

Mais informação no site da Amnistia Internacional

Publicado em 29-10-2017

PEREGRINAÇÃO

O Plano Nacional de Cinema, através da Direção-Geral da Educação, informa que vai estrear no dia 1 de novembro, nas principais cidades do país, o filme PEREGRINAÇÃO, de João Botelho, a partir do livro de viagens de Fernão Mendes Pinto.

Publicado em 05-10-2017

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2017 - KAZUO ISHIGURO

Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasáqui, Japão, em 1954, e vive na Grã-Bretanha desde os cinco anos. Em 1995 foi feito Oficial da Ordem do Império Britânico, por serviços prestados à literatura, e em 1988 recebeu a condecoração honorífica francesa de Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres.
LER ARTIGO NO JORNAL PÚBLICO

Kazuo Ishiguro

Publicado em 03-10-2017

CONCURSO DE VÍDEO - FRONTEIRA SELVAGEM

Convidamos alunos e professores a realizarem pequenos filmes sobre o património natural e humano da região onde se inserem.
Procuramos documentários de curta duração (1 a 4 mins) para o Concurso de Vídeo Escolar Fronteira Selvagem que partilhem, revelem, descubram ou documentem as paisagens naturais e histórias humanas portuguesas.
Podem concorrer alunos e professores do 2º, 3º ciclos e Secundário de quaisquer escolas do país. O concurso será realizado anualmente enquanto durar a produção do projecto Fronteira Selvagem, em parceria com a Direcção Geral de Educação - Plano Nacional do Cinema e com a Liga para a Protecção da Natureza.
Terá início no ano lectivo de 2017-2018.
Data limite de inscrições - final do 1º período.
Data limite de entrega dos filmes: 2º semana do 3º período.

VISITE O SITE DO PROJETO

Concurso de Vídeo - Fronteira Selvagem

Publicado em 28-09-2017

ADOLESCIÊNCIA

“A revista AdolesCiência foi fruto da necessidade de um espaço que ajudasse a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento sério, o espírito científico, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita, contribuindo para a literacia informacional e digital. Para tal, propunha-se publicar e difundir textos originais e inéditos resultantes da pesquisa científica ou de revisão de literatura e recensões críticas”.
Está agora aberto o período de submissão de trabalhos para a 5.ª edição da AdolesCiência, que decorre até 31 de dezembro de 2017.

VISITE O SITE

Adolesciência

Publicado em 28-09-2017

PORTAL DAS ESCOLAS

O Portal das Escolas é o sítio de referência das escolas e das comunidades educativas e constitui a maior rede colaborativa em linha da educação em Portugal.
O Portal das Escolas destina-se às comunidades educativas da Educação Pré-Escolar e dos ensinos Básico e Secundário, designadamente a docentes, a alunos, a pais e a encarregados de educação e a não docentes.
O Portal das Escolas disponibiliza, para utilização em contexto pedagógico:
Milhares de recursos educativos digitais de qualidade, transversais a todas as áreas curriculares disciplinares, alinhados com o currículo, adaptados às salas de aula e ao contexto nacional e validados pelo Ministério da Educação e por um corpo científico especializado;
O acesso a repositórios internacionais de recursos educativos digitais por via da integração do repositório de recursos educativos digitais do Portal com o Banco Europeu de Recursos Educativos Digitais, onde se inclui o acesso ao repositório de conteúdos digitais de dezoito Ministérios da Educação;

VISITE O SITE

Portal das Escolas

Publicado em 22-09-2017

O SR. VALERY

Uma adaptação do livro "O Senhor Valery"
de Gonçalo M. Tavares
Realização: Rui António
Direcção Fotográfica: Rui António
Operadores de Câmara: Ricardo Flôxo ; Rui António
Efeitos Especiais: Filipe Pereira
Montagem: Filipe Pereira ; Rui António
Sr. Valery: Filipe Pereira
Narração/voz off: Eugénio Rijo
Banda Sonora: Carlos Bica
Legendagem: António Lopes

Publicado em 11-09-2017

PLANO NACIONAL DE CINEMA

O AEJAC aderiu ao Plano Nacional de Cinema (PNC) que será coordenado pela Biblioteca Escolar.
Temos a intenção de colocar muita força neste projeto. Pretendemos envolver todos os ciclos de ensino e os professores interessados. Brevemente colocaremos aqui um plano de acção. Estamos igualmente abertos a sugestões que nos queiram dar.

Site do PNC

Publicado em 28-09-2017

O PRÉ-ESCOLAR NA SUA PRIMEIRA VISITA À BIBLIOTECA

Visita à Biblioteca Escolar

Publicado em 26-09-2017

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

No dia 26 de setembro comemorou-se o dia Europeu das Línguas, na Biblioteca da Escola Secundária João de Araújo Correia. O 9ºE e o 7ºB, juntamente com as professoras Fernanda Sousa, Fátima Fraga e Gabriela (Interprete de Língua Gestual Portuguesa), puseram em prática a comunicação em Língua Portuguesa, Espanhola, Francesa e Inglesa. Houve lugar também à música e até a um pequeno lanche para finalizar o momento.

Dia Europeu das Línguas

Publicado em 25-09-2017

PRIMEIRO DIA DE AULAS NOS CENTROS ESCOLARES

No primeiro dia de aulas os Centros Escolares receberam os seus alunos em festa, com atividades variadas.

Publicado em 11-09-2017

BEM-VINDOS À BIBLIOTECA

A Biblioteca é um espaço aberto a toda a comunidade escolar. É lugar de procura e também de encontros. Daqui podemos partir diferentes.

SEJAM BEM-VINDOS

Bem-Vindos à Biblioteca
Bem-Vindos à BE